Região Sudeste - Características gerais, Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia


O sudeste brasileiro é a região mais populosa do país, com aproximadamente 80 milhões de habitantes, onde localizam-se as duas maiores metrópoles tupiniquins, São Paulo e Rio de Janeiro. É formada por quatro estados: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES) e Minas Gerais (MG), tendo cerca de 924.510 km² e um IDH considerado elevado. É a região mais povoada do Brasil, com uma densidade demográfica de 84,21 hab./km².

A região sudeste também é considerada a mais rica do nosso país, com um PIB que corresponde a quase a metade da soma do Produto Interno Bruto de todo Brasil, com a maior parte da população vivendo em áreas urbanas das grandes metrópoles.

CLIMA

O clima da região sudeste é caracterizado pelo clima tropical no litoral das baixadas capixaba e fluminense, também na parte setentrional mineira e oeste paulista, onde a temperatura costuma ser elevada e durante o ano ocorrem variações secas e chuvosas. Por conta da altitude, as temperaturas caem neste clima, formando o chamado clima tropical de altitude, onde localiza-se, por exemplo, Campos de Jordão e Ouro Preto.

Os climas subtropical e semi-árido também são vistos na região, o primeiro no sul do estado de São Paulo, próximo a divisa com o Paraná, com uma grande variação térmica e boa distribuição pluvial, e o segundo no norte de Minas Gerais, caracterizado pela aridez e baixa pluviosidade.

RELEVO

O relevo da região sudeste é bem variado, encontramos planícies costeiras, largas, na formação de baixadas, ou estreitas, onde é comum a formação de lagos, praias (que englobam as famosas praias cariocas) e até mesmo restingas, além das serras, como a da Mantiqueira e Canastra, caracterizada por formações cristalinas e irregulares, planaltos e escarpas.

O Planalto Meridional é caracterizado por rochas mais frágeis e resistentes, geralmente constituídas de sedimentos ou restos vulcânicos, neste caso formando o planalto arenito-basáltico, entre ele e as elevações leste e sudeste, encontra-se também a depressão periférica.

VEGETAÇÃO

A vegetação é formada principalmente por florestas tropicais, porém também podemos encontrar em alguns casos matas Ciliares e de Galerias. Em menor escala, temos também o cerrado e a caatinga.

HIDROGRAFIA

Os rios encachoeirados da região contribuem muito para o grande número de usinas hidrelétricas. Pode-se destacar algumas bacias como a do Paraná, formada pela junção dos afluentes dos rios Paranaíba e Grande, algumas das maiores usinas do país localizam-se nesta bacia hidrográfica, como a de Urubupungá, São Simão e Três Marias. O rio mais importante da região nordeste nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra. Além disso, as bacias do leste (formada pela união de outras bacias secundárias) e do sul-sudeste também destacam-se neste âmbito.
COMPARTILHAR:

+1

Nenhuma resposta para "Região Sudeste - Características gerais, Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia"

Postar um comentário

Siga por e-mail

O Geografia Opinativa é produzido com intuito puramente educacional, sem qualquer tipo de fim lucrativo. Caso você tenha os direitos de qualquer imagem e/ou conteúdo postado em nosso blog e queira reivindicá-lo, basta enviar um e-mail (encontrado na nossa página de contato) que o mesmo será apagado imediatamente.